Você realiza o sonho de comprar vários pincéis de maquiagem, para o contorno, para aplicar base liquida, para o pó… Mas sem os cuidados ideais, todo seu investimento neste material importantíssimo pode ir parar no lixo, literalmente.
A maioria dos dermatologistas recomenda a lavagem dessas ferramentas semanalmente, para evitar o acúmulo de produto, o que pode ocasionar, entre outras coisas, a proliferação de bactérias e fungos.
Além disso, a limpeza correta pode prolongar a vida útil das cerdas e melhorar a aplicação da maquiagem. Pincéis e esponjas são porosos, então eles retêm óleos, detritos e bactérias presentes na pele. Se estiverem sujos, toda essa misturinha nada saudável vai sendo recolocada na pele, e pode causar alergias e irritações.
O que você deve usar para limpar seus pincéis de maquiagem?
O melhor (e mais completo) método para limpar suas ferramentas requer apenas água e um sabão neutro. Já existem shampoos especiais no mercado, desenvolvidos para não agredir as cerdas dos pinceis. Suas fórmulas não contém álcool e não agride as cerdas, garantindo limpeza e higienização para pinceis naturais ou artificiais.
Outra ferramenta excelente para ajudar nessa limpeza são as placas de silicone para limpeza de pinceis de maquiagem. Elas possuem um formato especial, que funciona como uma espécie de tábua de esfregar (semelhante aquelas de roupa), só que seu material não causa agressões as cerdas.
Caso não tenha uma dessas peças, é possível improvisar uma, utilizando cola-quente aplicada em um pires, tampinha ou outra superfície.
Como usar o Limpador de pinceis Vult?
Com apenas 3 passos, o Limpador de pinceis Vult garante a limpeza e higienização perfeita
1- Borrife um pouco de produto nas cerdas;
2- Suavemente, esfregue as cerdas com movimentos circulares e de vai-e-vem em uma toalha de papel macia;
3- Espere o pincel secar completamente e prontinho, já pode fazer maquiagens incríveis, sem riscos de fungos ou alergias.
Olha só esse vídeo, com a musa da maquiagem Vanessa Rozan, ensinando a usar a falando sobre as vantagens que o Limpador de pinceis Vult oferece.
Limpeza tradicional, em 7 passos:
- Molhe as cerdas com água morna.
- Coloque uma gota de sabão ou shampoo neutro na plaquinha de limpeza.
- Faça movimentos circulares com o pincel na placa, sem esfregar com força. Suavemente, esfregue as cerdas, do comprimento à ponta, com os dedos.
- Enxague os pincéis em água corrente.
- Use uma toalha macia para remover o excesso de água.
- Remodele a cabeça do pincel.
- Deixe o pincel secar com as cerdas penduradas na borda de um balcão, permitindo que ele seque na forma correta. Nunca deixe seus pincéis secar em uma toalha (as cerdas podem criar mofo) e nunca deixe secar com as cerdas viradas para baixo.
Agora que você já sabe como é importante manter seus pinceis limpos, chegou a hora de colocar a mão na massa. Faça a limpeza regularmente e, para prolongar ainda mais a vida útil das cerdas!